top of page

Maior prédio construído de madeira do mundo está na Noruega



O edifício Mjøstårnet, construído na cidade de Brumunddal, na Noruega, recebeu o título de construção em madeira mais alta do mundo. A verificação foi feita pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), que tem sede em Chicago, nos Estados Unidos. O prédio tem 85,4 metros de altura e foi construído com Madeira Laminada Cruzada (CLT) e Madeira Laminada Colada. O edifício foi concluído em março deste ano.


Com isto, o edifício Brock Commons Tallwood House, em Vancouver (Canadá), perdeu o posto de construção em madeira mais alta do mundo, com seus 53 metros. Ele se tornou case de estudo diante dos avanços obtidos no segmento.


Especificamente na Noruega, antes do Mjøstårnet, o prédio mais alto construído em madeira era o Treet, na cidade de Bergen, com 49 metros de altura. O Mjøstårnet – o terceiro edifício mais alto entre todos da Noruega – possui 18 andares, que se dividem em apartamentos, hotel, espaço para escritório e um restaurante.


O prédio foi construído com estrutura de madeira engenheirada, com colunas e vigas de madeira laminada colada e CLT para as paredes de núcleo, incluindo as estruturas para elevadores e escadarias do edifício. A construção foi realizada por etapas, englobando quatro andares em cada uma delas, a partir de peças pré-fabricadas para isto, em um total de cinco estágios de obra. Estas foram totalmente adquiridas com empresas da região.


O anúncio do Mjøstårnet como prédio mais alto do mundo coincidiu com a mudança nos critérios de altura do CTBUH, que possui as diretrizes oficiais sobre as medições de edifícios altos e que reconheceu a madeira como um material estrutural. Assim, o conselho passa a monitorar essas estruturas. Segundo o próprio conselho, a atualização foi motivada pelo recente aumento de edifícios altos de madeira em construção ou em planejamento em todo o mundo.


Fonte: Por Portal Madeira e Construção com informações do Make It Wood e CTBUH


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page