Semas destaca ações que fazem do Pará exemplo na preservação ambiental


O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. No Pará, as ações do Governo do Estado voltadas não só à preservação, como também ao reflorestamento e ao combate ao desmatamento, tem desdobramentos que duram o ano todo e são desenvolvidas em todos os municípios – incluindo o reforço em quase 1000% para a equipe de fiscalização, dentre outras iniciativas.

“Toda data marcante e que designa um dia como o da árvore e do meio ambiente é um dia de reflexão. No caso da árvore, especificamente, nós, com toda essa demanda relacionada às queimadas e desmatamento do país, em especial na Amazônia Legal, é um dia que a gente tem que reforçar que o combate ao desmatamento ilegal e às queimadas é importantíssimo para mantermos a qualidade de vida de hoje e do futuro”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’ de Almeida.

Ele cita como centrais, ações como a criação de uma força estadual de combate ao desmatamento, do Plano Amazônia Agora, com os pilares de comando e controle, de incentivo às cadeias produtivas sustentáveis, à produtividade maior, e à eficiência, para que não se avance sobre a fronteira agrícola, sobre a floresta, o Fundo Amazônia Oriental e o programas Regulariza Pará de regularização fundiária e ambiental.

Segundo o balanço da terceira fase da Operação Amazônia Viva, realizada no Pará entre os dias 17 e 29 de agosto de 2020, houve diminuição de 59% nas áreas estaduais, quando relacionado ao mesmo período de 2019. Também em agosto foi iniciada a primeira fase da intervenção paisagística no Parque Urbano Belém Porto Futuro, com o plantio simbólico de 22 árvores.

“O Pará quer ser exemplo e está dando exemplo, e precisamos da colaboração de todos, da sociedade, do Governo Federal, e de instituições parceiras, sejam nacionais ou internacionais, para que continuemos nessa estratégia exitosa”, reforça o titular da Semas.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Unifloresta​© 2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

 (91) 3347-7707

unifloresta.com.br