top of page

Força Estadual de Combate ao Desmatamento fecha serraria ilegal em Santarém


A Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Pará flagrou nesta quinta-feira (20) uma serraria clandestina em pleno funcionamento no município de Santarém, região oeste paraense. A ação faz parte da terceira fase da Operação Amazônia Viva, que reúne órgãos da segurança pública estadual em atuação integrada contra crimes ambientais.


A ”Amazônia Viva” compõe o pilar de Comando e Controle do Plano Estadual Amazônia Agora, que une estratégias repressivas e o fomento de boas práticas ambientais no campo. Neste primeiro flagrante, da operação, em Santarém, cinco pessoas foram detidas na área conhecida como “Chapadão”, no assentamento “Corta-Corda”.


Também, foram apreendidos dois tratores, duas máquinas de serrar madeira, cinco espingardas, munição, aparelhos celulares, além de madeira em tora e já processada.


O trabalho mobilizou equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas); da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Santarém; da Primeira Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb) e do Centro de Perícias Renato Chaves.


Os 25 agentes que participaram da operação se deslocaram ao local em seis viaturas, flagrando a ação ilegal logo nas primeiras horas desta quarta-feira (19).


Os tratores e as duas máquinas de serragem, que eram utilizadas para o beneficiamento da madeira, foram inutilizados no local, devido à impossibilidade de locomoção deste material até Santarém.


A Polícia Civil segue nas investigações para tentar identificar os proprietários da serraria. A Força Estadual de Combate ao Desmatamento foi criada em fevereiro de 2020, por decreto assinado pelo governador, Helder Barbalho.


Coordenada pela Semas, a Força Estadual é um dos quatro pilares da macroestratégia “Amazônia Agora”, criada para desenvolver iniciativas que reduzam as taxas de desmatamento ilegal no Pará. A Força Estadual é constituída pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page