MMA divulga análise do Fundo Amazônia

May 27, 2019

 

Fonte: MMA

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou na última semana, a análise amostral de 103 contratos firmados nos últimos dez anos no âmbito do Fundo Amazônia. Os contratos totalizam compromissos de cerca de R$ 1,5 bilhão nesse período, sendo R$ 800 milhões para organizações não governamentais (ONGs).

 

Durante a coletiva realizada na Superintendência do Ibama em São Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que foram identificadas diversas fragilidades na governança e implementação dos projetos e contratos. Reforçou também a necessidade de melhorar os critérios de contratações e escolhas dos projetos do Fundo Amazônia.

 

No total, cerca de 30% dos contratos foram analisados com profundidade. Todos apresentaram algum grau de inconsistência. "Há relatórios de desempenho sem informação, ausência de visitas in loco, prestação de contas sem o respectivo documento e que não corresponde aos relatórios de atividade", relatou o ministro.

 

"Precisamos ter mecanismos que possam dar uma melhor destinação e escolher projetos que tenham sentido entre si e que possam ter os resultados mensurados", acrescentou Ricardo Salles.

 

O MMA, como membro do comitê orientador do Fundo Amazônia, irá propor as medidas de alteração de sua governança e de sua forma de funcionamento para cessar as disfuncionalidades.

 

O documento será encaminhado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU) para a adoção das medidas que entenderem pertinentes.

 

SAIBA MAIS

 

O Fundo Amazônia é uma iniciativa pioneira de financiamento de ações de Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (REED+). O seu conceito foi apresentado pelo Brasil na Conferência das Partes (COP 13), realizada em Bali, em 2007, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidades sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A sua criação foi autorizada por meio do Decreto 6.527, de 1º de agosto de 2008, da Presidência da República.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Acordo de Exportação com A União Europeia (UE)

December 5, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square